
O SINASEFE realizou, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em Brasília (DF), o Grupo de Trabalho (GT) Carreira e a 211ª Plena Nacional. Durante os encontros, foram debatidas e deliberadas diversas reivindicações voltadas às carreiras dos docentes EBTT e dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), com destaque para a proposta de recomposição salarial a ser apresentada para 2027.
Para a carreira docente EBTT, a proposta é de recomposição salarial de 20,99%. O percentual foi calculado a partir das perdas inflacionárias acumuladas entre 2015 e 2026, descontando-se os reajustes concedidos nos períodos de 2016 a 2019 e de 2023 a 2026.
Além da recomposição salarial, o GT Carreira discutiu outros temas relacionados à valorização da carreira docente. O relatório completo com os encaminhamentos pode ser consultado no seguinte documento:
Relatório Final do GT Carreira – Docentes:
https://sinasefe.org.br/site/download/relatorio-final-do-gt-carreira-2026-docente/
Para a carreira TAE, a proposta de recomposição salarial é de 26,10%. Esse percentual resulta da soma da perda salarial real de 22%, verificada entre janeiro de 2017 e maio de 2026 (considerando um IPCA acumulado de aproximadamente 60% no período), com a inflação projetada de 4,10% para 2027.
Outra reivindicação prioritária aprovada para os TAEs é a majoração dos percentuais do Incentivo à Qualificação (IQ), buscando aproximar sua valorização da Retribuição por Titulação (RT) da carreira docente EBTT, fortalecendo a política de incentivo à qualificação dos servidores.
Os encaminhamentos da carreira TAE podem ser consultados nos documentos abaixo:
- Relatório Final do GT Carreira – TAE:
https://sinasefe.org.br/site/download/relatorio-final-do-gt-carreira-tae-2026/ - Proposta de matriz salarial da carreira TAE:
https://sinasefe.org.br/site/download/relatorio-da-comissao-nacional-de-supervisao-cns-do-sinasefe-e-subsidio-as-secoes-sindicais-para-discussao-no-gt-carreira-propostas-de-reivindicacoes-para-o-proximo-periodo/
Representando a Seção Sindical de Januária, participaram do GT Carreira e da 211ª Plena Nacional, na condição de delegados, Maria Fernanda Freitas Braga, secretária de Imprensa e Divulgação, e Hélder Seixas Lima, coordenador-geral da seção sindical.
O SINASEFE Seção Sindical Januária acompanhará os desdobramentos das negociações junto ao Governo Federal e continuará promovendo o debate com a base local, contribuindo para a construção e o fortalecimento das pautas de valorização das carreiras EBTT e TAE.
