O banco de talentos (módulo Currículo e Oportunidades) da plataforma SouGOV.BR, que reúne mais de 40 serviços digitais exclusivos para servidores públicos federais, alcançou 200 mil currículos cadastrados. Todos os servidores da administração pública federal direta e de autarquias e fundações podem divulgar e gerenciar suas informações sobre formação acadêmica e demais qualificações, aptidões e experiências profissionais. O cadastro do currículo no sistema é um dos requisitos para participar de processos seletivos.
A Instrução Normativa 4, de 28 de dezembro de 2018, estabeleceu que as seleções públicas para a ocupação ou não de cargos, funções comissionadas e afins realizadas por órgãos ou entidades do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da administração pública federal somente podem receber currículos de servidores encaminhados a partir do Banco de Talentos.
O servidor com currículo cadastrado em Currículo e Oportunidades, na plataforma, pode se candidatar a qualquer vaga divulgada no módulo. Basta clicar em “Quero me candidatar”. Se necessário, o candidato também pode gerar um arquivo de seu currículo em PDF. Para solicitar o afastamento para ações de desenvolvimento também é necessário ter o currículo cadastrado no SouGOV.BR.
Além disso, o banco de currículos funciona como uma ferramenta gerencial, auxiliando as unidades de gestão de pessoas numa distribuição mais assertiva e eficiente dos talentos profissionais dentro da administração pública federal.
Fonte: Wagner Advogados