Para pedir reajuste salarial, funcionários públicos ameaçam fazer greve geral a partir de 9 de março

Funcionários públicos confirmaram nesta 5ª feira (27.jan.2022) a previsão de uma greve geral para 9 de março. Eles pedem reajuste salarial do governo de Jair Bolsonaro (PL), mas também do Judiciário e do Legislativo.

Para cobrar que o governo não dê reajuste apenas para os policiais federais, aproximadamente 50 categorias do funcionalismo público federal fizeram protestos e pediram a abertura de uma negociação salarial com o governo. Nesta 5ª feira (27.jan), voltaram a se reunir para avaliar os próximos passos do movimento.

Os funcionários públicos dizem que ainda não receberam resposta do governo, apesar de terem pedido reuniões ao Ministério da Economia e também à Casa Civil. Além disso, reclamam que Bolsonaro manteve a previsão de reajuste salarial apenas para os policiais federais ao sancionar o Orçamento de 2022. Por isso, decidiram manter o indicativo de greve para 9 de março.

A data prevista para o início de uma greve geral do funcionalismo público já era citada por sindicalistas, mas foi aprovada em assembleia virtual realizada nesta 5ª feira (27.jan). Cerca de mil dirigentes sindicais aprovaram o calendário por unanimidade.

Calendário

Além da greve geral em 9 de março, a agenda de mobilização dos funcionários públicos prevê um protesto na próxima 4ª feira (2.fev.2022) em Brasília. Eles pretendem aproveitar a volta dos trabalhos no Congresso Nacional e no Judiciário para cobrar a abertura da negociação salarial.

Na 4ª feira (26.jan), o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) e o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) pediram reuniões com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.

Eis o cronograma:

02 DE FEVEREIRO: protesto em Brasília, cobrando a negociação salarial. Colocação de faixas com o pedido de reajuste em órgão públicos de todo o país;
07 A 11 DE FEVEREIRO: assembleias estaduais e setoriais para deflagração do estado de greve;
15 A 24 DE FEVEREIRO: estado de greve;
09 DE MARÇO: possível início da greve geral do funcionalismo público

“No dia 2, vamos cobrar um retorno das reuniões que solicitamos. Fevereiro é o mês de tentativa de negociação. Se não avançar, o indicativo de greve está colocado e será construído nacionalmente”, afirmou o coordenador do Fonasefe e da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União), Thiago Duarte Gonçalves.

Fonte: Poder 360

Tags:
    funcionários, greve, março, previsão, públicos,
Compartilhe: