Faltam menos de 20 dias para o fim do prazo para o recadastramento de servidores ativos, aposentados e pensionistas da União que recebem o auxílio-saúde. Após prorrogação do governo federal, os cidadãos ganharam até o dia 31 deste mês para realizar o procedimento a fim de manter o benefício assistência à saúde suplementar. Vale lembrar que a atualização cadastral e a entrega de comprovantes de pagamento do plano de saúde são processos distintos e obrigatórios para todos que ganham o auxílio de caráter indenizatório em seus contracheques.
Segundo o governo federal, a prorrogação do prazo, que acabaria em 31 de agosto, se fez necessária por conta de “algumas inconsistências sistêmicas durante a implementação do módulo, gerando, portanto, atrasos no processo de recadastramento”.
Como fazer
A atualização dos dados deve ser feita na plataforma SouGov.br. Para isso, é necessário que o servidor/pensionista tenha cadastro na ferramenta, nas versões web e aplicativo, disponível nas lojas Google Play e App Store.
Veja aqui como fazer o recadastramento.
Para fazer o recadastramento, os servidores ativos, os aposentados e os pensionistas deverão acessar o serviço de “Saúde Suplementar” na plataforma do SouGov.br, escolher a função “Alterar/Recadastrar” e preencher as informações solicitadas.
Caso a pessoa já tenha feito o recadastramento antes, algumas informações previamente cadastradas serão apresentadas pelo sistema, mas os usuários deverão complementar os dados sobre operadora, plano, dependentes e valor da mensalidade de cada um dos beneficiários, assim como apresentar documentos de comprovação.
Mesmo os servidores já comprovaram as despesas com plano de saúde referentes ao exercício anterior deverão fazer o recadastramento, segundo o Ministério da Economia.
Exceções
Planos de saúde administrados pelo IBBCA não emitem a declaração automaticamente. Os beneficiários precisam solicitar diretamente à central de atendimento, pelos telefones 0800-666-5004, 4003-6103 e (21) 3613-2429.
Vale destacar que o recadastramento não se aplica aos servidores que contrataram planos da Geap.
Acesse aqui o guia de perguntas e respostas com as orientações detalhadas.
Fonte: Wagner Advogados Associados